Xixi e cocô no recém-nascido: o que é normal?

xixi e coco do recem nascido

Tudo em um recém-nascido é novidade para a mamãe e o papai! E até mesmo xixi e cocô podem gerar dúvidas! Mas então o que é normal e o que não é nas eliminações do bebê?

Urina

Cor: Deve ser amarelo claro ou levemente escuro dependendo da concentração da urina. O ideal é que seja bem clarinha, indicando que o bebê está mamando bem.

É possível observar pequenas manchas rosadas na urina nos primeiros dias. Geralmente os pais entram em pânico achando que é sangue, mas na verdade é apenas um sinal de urina concentrada. Caso isso persista ou a quantidade seja grande ou sugira realmente um sangramento, o pediatra deve ser informado.

Quantidade: O recém-nascido deve encher pelo menos 4 fraldas de xixi ao longo do dia.

Fezes

Cor: As primeiras evacuações do bebê, ainda no hospital apresentam uma coloração verde escura (o chamado mecônio). Ao ir para casa é possível que as fezes continuem assim por uns dias, adquirindo aos poucos um tom mais acinzentado, até passarem a apresentar as características de fezes normais, amarelo-esverdeadas. As fezes de bebês que mamam peito geralmente tem um tom amarelo mais claro do que dos que mamam leite artificial.

Consistência: As fezes de um recém-nascido não são sólidas. Variam de líquidas a levemente pastosas. Bebês que tomam leite artificial têm as fezes um pouco menos amolecidas, mas ainda pastosas. As fezes do bebê em aleitamento materno apresentam pequenos grumos.

Quantidade: A frequência de evacuação de um recém-nascido é muito variável. Nas primeiras semanas é comum que o bebê evacue toda vez que mama. A partir da terceira semana de vida, se o bebê está em aleitamento materno, é possível que fique até uma semana sem evacuar sem que isso seja “constipação”. Isso ocorre pois o leite materno deixa pouco resíduo sólido para ser eliminado pelo sistema digestivo. Já os bebês que tomam leite artificial devem evacuar pelo menos uma vez ao dia. Lembre sempre de observar outros sinais de constipação, como cólicas, dificuldade pra mamar e fezes muito endurecidas.

Procure sempre o pediatra em caso de dúvidas!

Deixe um comentario