Respiração Bucal: a criança que ronca

Respiração bucal: a criança que ronca

A respiração bucal é um problema muito comum entre crianças e adultos (sim!!).

É muito frequente observar crianças respirando de boca aberta e roncando. Roncar significa que está havendo uma dificuldade do ar passar pelas vias respiratórias, o que pode ser causado por diversos fatores.

Os mais comuns são hipertrofia de amígdalas e adenóides, rinites (alérgica ou não), resfriados, sinusites e pólipos.

A criança que ronca apresenta diversos sintomas relacionados à noite de sono mal dormida, como sonolência excessiva ou agitação, dificuldade de concentração e memorização, levando a um baixo rendimento escolar.

Podem ainda apresentar baixo ganho, de peso seja pela dificuldade em se alimentar, principalmente alimentos fibrosos como a carne, ou pelo grande gasto energético durante a noite.

Há também alterações no desenvolvimento, principalmente dos terços médio e inferior da face, com flacidez da musculatura e deformidade das arcadas dentárias.

Uma vez percebido o problema, é fundamental uma avaliação especializada e muitas vezes conjunta do otorrinolaringologista, pediatra, dentista e fonoaudiólogo.

 

Texto: Dra Clarissa Buono Lehoczki, médica otorrinolaringologista.

Dra Clarissa tem graduação e residência médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Deixe um comentario