Primeiro passeio do bebê

primeiro passeio

Depois que o bebê nasce, o mundo da mamãe passa a girar em torno dele e de suas necessidades. Após algum tempo nessa rotina, as mamães começam a se sentir prisioneiras dentro da sua própria casa. A sensação é ainda pior se você era daquelas mamães que saíam para trabalhar antes do sol nascer e depois dele se pôr. A saída de estréia do bebê, normalmente, é a visita ao pediatra, cerca de sete ou dez dias após o nascimento e depois surge a dúvida sobre quando podem sair para passear.

Aqui vão algumas dicas para o passeio com bebê:
– Não existe uma idade certa para o bebê começar a passear. Lembre-se que o primeiro mês (e principalmente a primeira semana) é uma fase de adaptação do bebê e também um período em que a mãe ainda pode enfrentar desconfortos do parto. Portanto, pode ser estressante tanto para o bebê quanto para a mãe um passeio nessa época.
– Nos primeiros 3 meses nem todos os passeios estão liberados. Evite lugares fechados e aglomerações (ex: shoppings, restaurantes, festas, igrejas e supermercados). As doenças respiratórias, como gripe e pneumonia, são o maior perigo nessa fase. Visitar lugares abertos (praças e parques) ou parentes mais próximos (por exemplo, casa da vovó) é o mais recomendável. Lembre-se de pedir para que as pessoas lavem as mãos antes de pegar o bebê. O bebê só completa o chamado primeiro esquema de vacinação por volta de seis meses, por isso o que vale é o bom senso ao escolher os primeiros passeios.
– É importante levar uma bolsa do bebê com itens essenciais: trocador portátil, fraldas, lenços umedecidos, pomada para assaduras, uma troca de roupas. Levar mamadeira, água e leite se não amamentar. Leve também algum brinquedo para o bebê e a chupeta (se utilizar).
– Escolha sair em dias com temperatura mais agradável e lembre-se de evitar exposição solar das 10 as 16h. Se você tiver que sair com o bebê em dias frio (por exemplo, para tomar vacina ou ir ao pediatra) lembre-se de agasalha-lo, mas não em excesso. O recomendado é que o bebê use uma peça a mais do que você está usando e que seja usada uma manta ou cobertor para proteger do vento.
– Em dias quentes oferecer o seio materno ou mamadeira com maior frequência para evitar desidratação. Protetores solares só devem ser utilizados após os 6 meses.
– Comece fazendo passeios mais curtos, de 30min e aos poucos aumente a duração. Lembre-se de não mudar muito a rotina da criança, pois pular a hora da soneca ou atrasar a mamada pode deixar a criança irritada.
– Para o transporte em automóveis utilize cadeirinha ou bebê conforto aprovados pelo Inmetro. Devem ser instalados no banco traseiro. Lactentes devem ser posicionados virados para trás. Nesse caso, se estiver sozinha, pode instalar um espelho de frente para a criança para poder vê-la pelo retrovisor.

Passeios são importantes para o desenvolvimento do bebê e o bem-estar da família. Converse com seu pediatra para saber quando ele recomenda que seu bebê faça o primeiro passeio.

Deixe um comentario