Os Perigos da Decoração de Natal

Dicas de segurança para a decoração de Natal

As festas de final de ano são uma época emocionante para as crianças. A decoração de Natal faz os olhinhos brilharem, sempre colorida e cheia de luzes, mas também pode trazer alguns riscos.

Para ajudar a garantir que os pequenos fiquem mais seguros, alguns cuidados são essenciais:

A árvore de natal deve ficar fora do caminho e não bloquear portas.

Todas as luzes da árvore, mesmo as recém compradas, devem ser checadas antes de serem penduradas. Atenção para fios desgastados, soquetes quebrados ou conexões soltas e verifique se não serão comprimidas por móveis.

Alguns tipos de luzes podem conter chumbo em tomadas e fios. Mantenha-as longe do alcance das crianças (podem colocá-las na boca) e lave bem as mãos depois de manuseá-las.

Nunca use luzes elétricas em uma árvore metálica, pois esta pode ficar carregada com a eletricidade de luzes defeituosas e dar choques em pessoas e animais de estimação.

Se for usar luzes ao ar livre, tenha certeza de que são certificadas para uso externo. Conecte todas as decorações elétricas ao ar livre em circuitos com interruptores com fio terra para evitar choques.

Desligue todas as luzes quando for dormir ou sair de casa. As luzes podem dar curto e iniciar um incêndio.

Luzes e velas são perigos de incêndio. Não use o mesmo cabo de extensão para mais de três fios de luzes. Utilize apenas materiais não combustíveis ou resistentes à chama para enfeitar a árvore. Prefira enfeites ou pingentes artificiais de plástico e sem chumbo.

Nunca use velas acesas em árvores. Utilize suportes não inflamáveis ​​e coloque as velas onde não possam ser derrubadas.

Cuidado especial com decorações que possam quebrar. Enfeites com pequenas peças removíveis devem ficar fora do alcance das crianças, pois são risco para engasgos. Evite enfeites que se assemelhem a doces ou alimentos: crianças pequenas podem tentar comê-los.

Não deixe papéis de embrulho, sacos e fitas espalhados depois que os presentes forem abertos. Esses itens trazem risco de sufocação e asfixia para crianças.

São cuidados simples que vão ajudar a família toda ter um Natal tranquilo e feliz.

Feliz Natal!!!

 

Fonte: Academia Americana de Pediatria (https://www.healthychildren.org)

 

Deixe um comentario