O que é Puericultura?

Por junho 18, 2016 Saúde Sem comentários
Por que puericultura é importante?

Você sabe o que é a puericultura e porque ela é importante?

A puericultura é o acompanhamento regular da criança saudável com o pediatra. Tem como finalidade supervisionar o crescimento e desenvolvimento da criança, permitindo assim, que seja possível atuar em casos que não estejam evoluindo adequadamente. Na consulta de puericultura o pediatra ouve as queixas maternas e avalia a criança, com exame físico detalhado.

As acões preventivas do atendimento de puericultura são:

  1. Higiene física: supervisão da higiene corporal e da estrutura existente no lar para garanti-la, tais como água apropriada, saneamento, etc. Levantamento das condições oferecidas à criança em termos de espaço físico, como quarto adequado, ensolarado, sem umidade, sem presença de fatores alergênicos; frequência a ambientes saudáveis como parques, clubes, prática de atividades físicas.
  1. Higiene anti-infecciosa: acompanhar e aconselhar os pais durante o processo de vacinação, detectar precocemente e eliminar quadros infecciosos que possam prejudicar o organismo em crescimento.
  1. Higiene mental: abordagem, junto à família, da dinâmica domiciliar, e aconselhar os pais acerca das melhores maneiras de lidar com os distúrbios emocionais próprios da infância, ou com as dificuldades escolares e de socialização.
  1. Higiene do crescimento: aferição periódica de todos os parâmetros indicativos de crescimento e ganho de peso adequados, prevenção do sobrepeso
  1. Higiene alimentar: aconselhamento aos pais quanto aos melhores nutrientes a serem ofertados em cada etapa da vida da criança e que possam servir de arcabouço para o crescimento e desenvolvimento sadios.

É recomendável que a primeira consulta de puericultura seja feita antes do bebê nascer, a partir da 32ª semana de gestação, para que a família tire suas dúvidas sobre amamentação e demais cuidados com o recém nascido.

A primeira consulta do bebê deve ser feita com 1 semana de vida. A partir daí, se estiver tudo bem, as consultas são mensais até os 6 meses de vida e depois trimestrais até 1 ano. Após essa idade, o pediatra vai indicar a periodicidade das consultas e é recomendável que seja mantido o acompanhamento até os 19 anos.

Não deixe de levar seu filho nas consultas de puericultura. É imprescindível que você tenha um pediatra de confiança acompanhando seu filho para que você possa levar todas suas dúvidas. Dessa forma você se sentirá mais segura e evitará idas desnecessárias a pronto-atendimentos lotados.

Deixe um comentario