Mamar deitado dá infecção de ouvido?

Amamentar deitada não cauda infecção de ouvido

 

Uma grande dúvida das mamães é se amamentar deitada ou dar mamadeira para o bebê deitado causa infecção de ouvido. Em cada uma dessas situações, o jeito como o bebê mama é bem diferente e, por isso, não atuam do mesmo jeito em relação à otite.

A tuba auditiva é o canal que comunica o ouvido médio e a nasofaringe. Na criança ela é mais curta, horizontalizada e mais ampla, permitindo fácil contaminação do ouvido pela nasofaringe. É por isso que crianças que usam mamadeira deitadas ou reclinadas têm mais otite média do que aquelas que mamam sentadas. O leite pode passar para a tuba auditiva e predispor ao acúmulo de bactérias.

“Mas e se eu colocar um travesseiro?”

Perceba pela foto que mesmo com apoio, a cabeça da criança permanece horizontalizada então mesmo assim ainda há risco. O certo é mamar mamadeira sentado.

“Isso também é verdade pra mamar no peito deitado?”

Não. Só vale para mamadeira. Veja porque:

– Para mamar no peito o bebê faz mais força pra sugar e esse gradiente de pressão diminui o risco de entrada pela tuba

– O leite materno possui anticorpos que protegem a mucosa do nariz, tuba e ouvido.

– O movimento da mandíbula e a posição do mamilo na boca do bebê leva a contração de músculos do palato que fecham a entrada para a tuba.

– Repare que ao amamentar deitada quem muda de posição é a mãe e não o bebê.

Amamentar deitada não é fator de risco para infecção de ouvido

“O que mais posso fazer para evitar otite? O filho da vizinha mama deitado e nunca teve…”

Cada criança tem sua predisposição a infecções. Além da posição da mamada existem outros fatores de risco. Crianças que frequentam berçários e creches ou que têm pais fumantes apresentam mais infecções de vias aéreas e com isso tem maior chance de apresentarem otite. Dê preferência a berçários com poucas crianças na mesma sala, evite exposição a cigarro e mantenha a vacinação do seu filho em dia. Ao primeiro sinal de resfriado faça constantes lavagens nasais com soro fisiológico para evitar acúmulo de secreção próximo a tuba.

Consulte sempre seu pediatra em caso de dúvida!

Deixe um comentario