Já tomou a vacina contra coqueluche?

Por novembro 1, 2017 Cuidados, Saúde Sem comentários
vacina coqueluche

Atenção #gestantes, #mamães e #papais.

Vocês sabiam que as gestantes devem receber a #vacina contra #coqueluche?

Essa semana ouvi de uma amiga intensivista a história de uma criança que internou com quadro grave de coqueluche. A mãe não havia tomado a vacina na gestação.

A coqueluche é uma #doença #infecciosa aguda e transmissível, causada pela #bactéria Bordetella pertussis, que compromete o sistema respiratório. Pode apresentar desde manifestações e sintomas leves (febre, coriza, mal-estar e tosse seca), passando por acessos de tosse seca até insuficiência #respiratória. Em bebês menores de seis meses, é uma doença grave, que pode causar #desidratação, #pneumonia, #convulsões, #lesão cerebral e levar à morte.

O objetivo da vacina é passar para o #bebê os anticorpos produzidos na mãe após a vacinação. Dessa forma, ao nascer ele estará de certa forma imunizado mesmo sem ter ainda a idade para tomar a vacina tríplice bacteriana. A vacina deve ser aplicada a partir da 20a semana de gestação. Converse com seu #obstetra!!

Cerca de 1/3 dos adultos infectados não apresentam sintomas, mas podem transmitir a doença. Ou seja, pessoas sem sintomas podem passar a doença para o bebê!

Segundo dados da #OMS, a incidência da doença triplicou na América Latina e América do Norte entre 2006 e 2008. Em 2012, os 1.759 casos no Brasil provocaram 39 mortes, a maioria de #bebês. A Sociedade Brasileira de Imunizações e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam a vacinação de reforço para adolescentes e adultos não vacinados, portanto fiquem atentos. #Papais, avós e cuidadores mais próximos devem verificar suas carteirinhas de vacinação e atualizar o reforço!

Deixe um comentario