Crianças e adolescentes podem usar desodorante?

Crianças e adolescentes podem usar desodorante?

 

Os odores do suor, ou bromidrose, começam a aparecer no período da puberdade, entre 8 e 12 anos (popularmente, o famoso “cecê”). Nem sempre os jovens percebem essas mudanças, então os pais devem ficar alertas para que isso não seja motivo de constrangimento.

Por que ocorre?

Na época da puberdade ocorre maior produção de suor devido às mudanças hormonais. Nessa época, as chamadas glândulas apócrinas, presentes em regiões como axilas e virilhas passam a produzir um suor mais gorduroso. Este não tem odor, mas em contato com as bactérias presentes na pele é quebrado em pequenas substâncias ácidas que apresentam odor forte.

Como melhorar o problema

O caminho para melhorar o problema é reduzir a quantidade de suor ou a quantidade de bactérias no corpo.

Algumas dicas:

  • Higiene adequada é fundamental! Banhos diários e de preferência com sabonetes antibacterianos são recomendados.
  • Usar roupas de algodão, que deixam a pele ventilar melhor do que tecidos sintéticos.
  • Alimentos apimentados, cafeína e também cebola e alho podem piorar o problema. Se isso estiver acontecendo deve-se reduzir o consumo
  • Não usar a mesma roupa por mais de 1 dia. As bactérias da pele podem produzir o mal cheiro se entrarem em contato com o suor que ficou na roupa.
  • Usar desodorantes e antiperspirantes. Dê preferência para produtos classificados como hipoalergênicos.
  • Para casos que não conseguem ser controlados com essas medidas, deve ser feita uma avaliação médica com dermatologista para avaliar outras opções de tratamento.

Desodorantes e antiperspirantes: qual a diferença?

Desodorantes: Servem apenas para tentar eliminar o odor, através de efeito bactericida. Não agem na quantidade de suor. Possuem substância antissépticas como álcool ou triclosan. Além disso tem fragrância, com o objetivo de ajudar a mascarar o odor.

Antiperspirantes ou Antitranspirantes: Bloqueiam os poros, diminuindo temporariamente a quantidade de suor eliminada. Geralmente são compostos à base de alumínio. Quanto maior a concentração do alumínio maior a eficácia mas também maior a chance de causar irritações na pele.  A maioria dos antitranspirantes tem também ação desodorante.

E pode usar desodorante em crianças e adolescentes?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determina que antitranspirantes e produtos em formato aerossol sejam usados apenas após os 12 anos. Portanto, os produtos à venda devem ter sido testados nessa faixa etária segundo a determinação da Anvisa.

Antes dos 12 anos, se necessário, devem ser usados apenas desodorantes (em roll-on ou cremes), de preferência produtos classificados como hipoalergênicos, sem cheiro e sem álcool.

Deixe um comentario