Criança pode usar protetor solar?

Como usar protetor solar em crianças

Com a chegada do verão uma das dúvidas mais recorrentes dos pais é sobre o uso de protetor solar e qual a melhor maneira de proteger os bebês do sol.

  • A partir de que idade posso usar filtro solar no bebê?

A partir dos 6 meses, já é possível utilizar filtro solar, que deve ser associado a proteção com roupas e chapéus, lembrando sempre de respeitar os horários mais seguros para exposição ao sol: pela manhã até 10hs e após às 16hs.

  • Antes dessa idade como fazer?

Respeitar os horários seguros, usar roupas claras e frescas, bonés ou chapéus. Roupas com fator de proteção solar são uma ótima pedida em qualquer faixa etária, mas o custo é bem elevado. Estas roupas são seguras e só se deve atentar para a quantidade de lavagens que garante a proteção, além da garantia e procedência do fabricante.

  • Posso usar qualquer filtro solar? Mesmo o comum (não infantil)?

Não é proibido, porém não é adequado, pois os filtros infantis contem mais substâncias que fazem uma proteção de “barreira” e não “química”. Por serem menos químicos e não terem cheiro forte, os protetores infantis tem menos riscos de alergias para os pequenos. Uma informação importante é verificar na embalagem se o produto protege contra raios UVA e UVB, pois alguns só protegem raios UVB. Estar atento ao prazo de validade sempre que utilizar o produto é importante.

  • Quando passar e como reaplicar?

Deve ser aplicado 15 minutos antes da exposição, uma camada uniforme e bem espalhada por toda a aérea exposta. Caso seja a primeira vez que utiliza o produto ou trocou de marca, deve-se aplicar primeiro uma pequena quantidade em uma parte visível do corpo e observar por 30 minutos se vai haver alguma reação. Não é para ser utilizado somente antes da piscina ou praia, mas sim sempre antes de exposição solar, principalmente nos horários de risco (que devem ser evitados). O fator de proteção mínimo mais adequado para bebês e crianças é o 30. Acima disso, não há uma proteção proporcional (por exemplo, o fator 60 não protege o dobre). A reaplicação passa a ser então um fator muito importante. Ela deve ser feita a cada 2 horas, no máximo a cada 3 horas; se a criança suar muito ou ficar muito tempo na água deve ser feita antes disso.

  • Como fazer com os repelentes? Qual uso antes?

O filtro solar deve ser aplicado primeiro e após 15 minutos, quando bem absorvido, deve ser aplicado o repelente de escolha para a idade da criança. Isso vale para a família toda!

  • Quais os cuidados adicionais devo ter?

Atenção e respeito com os horários de maior risco e manter a hidratação adequada; o uso de guarda-sol, roupas leves e claras, além de chapéu, faz o pacote completo de proteção.

A utilização adequada do filtro solar faz com que a diversão esteja garantida.

Bom verão!

Deixe um comentario