Crescimento na Infância e Adolescência

Meu filho está crescendo bem?

✔ O bebê cresce no primeiro ano de vida cerca de 25cm. No segundo ano cerca de 12cm. Entre 2 e 3 anos cerca de 8cm. Entre 3 e 4 anos cerca de 7cm. Dos 4 anos até a puberdade cresce cerca de 4 a 6 cm ao ano.

✔ Ocorre um estirão com o início da puberdade. Nas meninas isso ocorre quando inicia o crescimento das mamas, geralmente entre 9 e 11 anos e a velocidade de crescimento passa a ser de 8 a 9cm/ano. Nos meninos ocorre mais tardiamente entre 11 e 13 anos e a velocidade é de 10cm/ano. As meninas crescem até cerca de 3 a 4 anos após a primeira menstruação e os meninos podem crescer até o fim da puberdade, geralmente ao redor dos 20 anos.

✔ Existe um jeito de estimar quanto a criança terá de altura na idade adulta (estatura alvo):

Faça a média da altura dos pais (some a altura do pai com a altura da mãe e divida esse resultado por 2). Para meninos some 13 a esse resultado e para meninas subtraia 13.

Não esqueça que esse cálculo é apenas uma estimativa e pode haver variação de 8cm para mais ou para menos no resultado da fórmula.

✔ A estatura final dependerá de alguns fatores como herança genética, condições de saúde da mãe e do bebê na gestação, atividade física e alimentação. Outras condições podem afetar o crescimento, como alterações hormonais (por exemplo doenças na tireóide), doenças crônicas (diabetes, doença celíaca, cardiopatias, insuficiência renal dentre outras) e uso prolongado de medicamentos (corticóide).

Mantenha seguimento com pediatra de sua confiança para acompanhar o crescimento do seu filho!

Deixe um comentario