Até quando a cor dos olhos do bebê muda?

cor dos olhos do bebê

Os pais de recém-nascidos às vezes se perguntam qual será a cor dos olhos do bebê. Geralmente quem tem pessoas com olhos claros na família sempre fica na ansiedade para saber se o  bebê herdará essa característica.

O que dá cor aos olhos?

O que dá cor aos nossos olhos, pele e cabelo é um pigmento marrom chamado melanina, produzido por células chamadas melanócitos. Ao nascer, o bebê tem pouca melanina na íris (a parte colorida dos olhos), pois ficou longo período no escuro . A produção de melanina se iniciar com a exposição à luz. A quantidade de melanina produzida após o nascimento é que vai determinar a cor dos olhos do seu bebê.  Se a produção de melanina for bem reduzida o bebê terá olhos azuis, se produzir um pouco mais terá olhos verdes e se produzir bastante terá olhos castanhos.

Olhos azuis ou cinzas ao nascer

Todos os recém-nascidos apresentam uma coloração acinzentada ou azulada ao nascer. É difícil ainda definir qual será a cor dos olhos.

Genética determina a pigmentação

Essa quantidade de melanina produzida nos olhos do bebê é determinada pela genética. Não é só a cor dos olhos dos pais que influencia na cor dos olhos do bebê. Se os avós tem olhos claros, o bebê pode ter olhos claros mesmo que os pais tenham olhos castanhos. Se ambos os pais tem olhos azuis, a probabilidade é alta de o bebê ter olhos claros, mas não é 100% certeza.

“Calculadoras” de cor dos olhos funcionam?

Você pode até ter uma idéia da probabilidade de seu bebê ter olhos claros olhando em tabelas e utilizando ferramentas disponibilizadas em alguns sites, mas a genética envolvida nessa determinação não é tão simples quanto se achava antigamente. Há vários genes envolvidos nessa característica e é possível que a melanina seja só uma peça desse “quebra-cabeças”.

Mas até quando a cor dos olhos do bebê pode mudar?

Geralmente até 6 a 9 meses ocorrem as maiores mudanças. Com 1 ano de vida a maioria das crianças já apresenta a cor definitiva dos olhos.

 

Deixe um comentario