Armazenamento de Leite Materno em Casa

Armazenamento de leite materno em casa

Para mamães que vão voltar a trabalhar e para aquelas que precisam se ausentar por qualquer motivo podemos, sim, manter o aleitamento materno exclusivo. Já fizemos um post super explicativo sobre ordenha de leite materno. Mas como conservá-lo?

☑️ Após a ordenha adequada (sempre se atentar para as medidas de higiene) manual ou com ajuda das bombas (elétrica ou manual) podemos armazenar o leite em potinhos ou saquinhos próprios para esta finalidade. Podemos também usar potes de vidro com tampa plástica ou utilizar mamadeiras, sempre previamente esterilizados com esta mesma finalidade. Isso pode ser feito nos esterelizadores de microondas ou na água quente por pelo menos 15 minutos. Os recipientes devem secar virados para baixo sob uma toalha limpa e só devem ser utilizados após esfriar.

☑️ O leite cru (não pasteurizado) pode ser utilizado até 2 horas em temperatura ambiente após a extração e conservado na geladeira por até 12hs, então você pode fazer ordenha até no trabalho e existe uma pausa para mães que amamentam – é lei! O ideal é começar a fazer um estoque 15 dias antes de voltar ao trabalho.

☑️ O leite também pode ser congelado por um período de até 15 dias após a ordenha. Lembre-se de anotar a data na embalagem quando ela vai para o congelador ou freezer. Dica: deixe um espaço de cerca de 2 cm (“dois dedos”) da borda do leite até a tampa. Ao ser congelado, o leite expande e pode romper a tampa. Se a tampa não estiver bem fechada não utilize esse leite!

☑️ O descongelamento deve ser feito inicialmente na geladeira. Após descongelado deve ser aquecido em banho maria (não direto no fogo) imerso em uma vasilha maior com água morna e NUNCA no microondas. Nunca deve ser fervido também porque perde propriedades como no microondas.

☑️ Antes de ser oferecido ele deve ser agitado para homogeneizar a gordura.

☑️ O meio ideal de oferecer é no copo ou na colher. Evite mamadeiras.

☑️ Nunca congelar novamente após ter sido descongelado. O que não foi aquecido pode ser utilizado refrigerado por em até 12hs.

Deixe um comentario